10 looks de noiva que farão você repensar o clássico branco

screenshot-2016-10-26-09-15-08

Look da novaiorquina Vera Wang

Ele nem sempre foi branco. O vestido da noiva tinha a cor que ela quisesse, inclusive vermelho e até preto! O vermelho foi muito usado na Idade Média. Já o preto era a melhor cor para se apresentar a uma sociedade austera, rígida, megareligiosa como a do período da Renascença.

Como é que o branco passou a reinar? Em casamento de rainha! Há várias explicações para a origem do clássico vestido de noiva. Aqui vão alguns registros históricos sobre o começo de tudo:

* Século 16: a rainha Mary Stuart, da Escócia, aparece como noiva pioneira a casar de branco. Mas a ideia era simplesmente homenagear a família da mãe dela, o clã dos Guise, que tinha a cor branca no brasão.

* Século 17: a rainha Maria de Médici causou furor na corte francesa com o seu modelo branco com detalhes dourados e decote quadrado. A escolha teria sido em protesto à estética religiosa, que privilegiava a pesada cor escura.

* Século 18: sem querer, a mulher de Napoleão Bonaparte, Josefina, cria a moda do vestido de noiva branco. Por que sem querer? O casal convidou o Papa da época, Pio VII, para ir até Paris coroar Bonaparte. Para a cerimônia, o casal mandou fazer roupas brancas para mostrar iluminação, bondade, clareza nos atos. Também foram se confessar e contaram que não eram casados. O Papa retrucou, dizendo que não faria a coroação se Josefina e Napoleão não se casassem. Assim, involuntariamente, aquele vestido que foi de coroação passou a ser de noiva, conta o historiador e professor de moda João Braga.

* Século 19: a Rainha Vitória da Inglaterra é a primeira a vestir intencionalmente um modelo de noiva branco como conhecemos hoje. E o melhor: ousou ao se casar por amor e ainda com o primo, o príncipe Albert.

* Depois, ainda na França do século 19, houve três aparições de Nossa Senhora em que os relatos são todos da virgem vestida de branco. Casos de Santa Catarina Labouré, da Medalha Milagrosa, e de Nossa Senhora de Lourdes. Assim, a cor ficou ligada à virgindade e pureza.

Hoje a pureza dos sentimentos e os atributos desejáveis, como integridade e ética na vida, estão menos associados à aparência e mais conectados com as ações, a forma de viver e se relacionar com os outros. Portanto, bora investir com liberdade no look do dia D!

O Casar, descasar, recasar traz aqui uma seleção de 15 novos modelos capazes de fazer a mais “santa” das noivas repensar o clássico branco!

Hayley Paige Shows Lively, Feminine Wedding Dresses for Fall 2016 | TheKnot.com 8m

Azul clarinho fluido e superfeminino assinado pela jovem designer californiana Hayley Paige

Ela veste calça

Atitude e alfaiataria impecáveis: calça, camisa e véu, da coleção 2017 de Carolina Herrera

screenshot-2016-10-23-22-59-21

Noiva gold com buquê de trigo, o símbolo de fecundidade e um dos mais cristãos; coleção 2017 da YolanCris, de Barcelona

Galia Lahav Fall 2017 Wedding Dresses — Le Secret Royal II… galia lahav couture fall

Fresh, faceira e sensual: a estilista russa Galia Lahav replica as flores do jardim da realeza; outono 2017

This sparkly blue Hayley Paige dress that Elsa would absolutely approve of. | 27 Ridiculously Pretty Wedding Dresses To Look At While The World Burns 11m

Celestial, etéreo, quase intangível: modelo azul brilhante da designer americana Hayley Paige

screenshot-2016-10-23-20-01-54

Tendência boudoir no look corselet à mostra assinado pela novaiorquina Vera Wang, queridinha das famosas

Noiva Houghton Spring/Summer 2017 Everly Top, Katharine Trousers 22/22

Simples, chique e confortable: noiva da designer Katharine Polk,da marca Houghton, de Nova York; primavera/verão 2017

Foto Yolan Cris: Haute Couture fashion-house in bridal gowns and red carpet dresses made in Barcelona. Yolan Cris salvou em NEW YORK INTERNATIONAL BRIDAL WEEK 2016 · Yolan Cris STUDIO Collection

Look fascinação, das irmãs Yolanda e Cristina, da marca de alta-costura para noivas e vestidos red carpet YolanCris

Elie Saab Bridal Spring 2017

O estilista libanês Elie Saab arrasa nesse look contemporâneo: calça e as tradicionais rendas; primavera 2017

 

screenshot-2016-10-21-17-46-17

Modelo com um quê vitoriano da moderna marca novaiorquina Houghton

One thought on “10 looks de noiva que farão você repensar o clássico branco

  1. Matéria legal, looks muito lindos! Gostei das descrições dos vestidos : quase intangível, look fascinação, noiva gold..

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *